top of page

Vênus em Gêmeos

Certa vez o João Acuio me disse que a Vênus em Gêmeos tem coração de beija-flor. Pouco tempo depois, na varanda da casa da minha mãe, esse mesmo passarinho deu nos vidros e caiu, ficou imóvel no chão e velozmente fui acudir. Tomando-o entre as mãos, tentei reanimá-lo, oferecendo calor. Depois, algumas gotas d'água no longo e fino bico. Vive ainda? - eu me perguntava com o coração na mão. Então ele recobrou seus sentidos, olhinhos mínimos olhando meus olhos enormes, livres de ameaça. Achei que partiria rápido, mas demorou uns segundos, que para seu curto tempo de vida é uma grande oferta, como se me agradecesse. Quando partiu, me lembrei da frase do João, e em silêncio disse a ele: vai, meu coração.


Em Gêmeos, a Vênus, essa doce flor cósmica, ganha asas mercuriais. Mercúrio é mínimo, e seus vôos mentais imitam as sinapses e seus movimentos elétricos e ágeis. Como dança a cabeça de uma Vênus em Gêmeos apaixonada! Vênus em signo duplo, que muda de paixão, como de flor, que muda de flor, como de língua: te quiero, je t'aime, ich liebe dich. Uma Vênus mutável, que ama a troca e que troca de cama se o amor estagnar um sentido. James Joyce Motel foi a sua escolha para a primeira noite, se os alfabeleitos existissem de fato.



Seu romantismo é um bilhete curto, e porque é brincante, feito os joviais Gêmeos, deixa o recado escondido dentro de uma página aleatória do livro de cabeceira de quem ama. Está jogando, acha que o amor é um achado, como quando escolhe uma palavra preferida de um livro primaveril: dália. São muitas flores, escolhe essa. Por que essa? - se pergunta achando graça. Gêmeos, curiosos, são cheios de perguntas. E para justificar a escolha escreveria um poema curto, que novamente esconderia. Ou exibiria às abelhas, porque acaba de mudar de ideia. Agora também ama a palavra crisântemo - e pensa: é tão diferente de dália. Ela pensa: dália é menina, crisântemo é menino. Violão e flauta. Poesia e romance. Aquarela e lambe-lambe. E assim sua curiosidade explora de tudo um pouco.


É tempo de Vênus em Gêmeos, zanzem e beijem Eros nos ares. Eros ia a rose.


Commentaires


bottom of page